A arte de quebrar objetos com o corpo
Há décadas que uma minoria de marcialistas extremamente bem treinados vem fazendo exibições de quebramento de diversos objetos como telhas, madeiras, tijolos, barras de gelo e outros artefatos.
Este procedimento é utilizado principalmente pelos karatecas que sempre ignoram sua limitação e buscam potencializar seus golpes marciais colocando a prova sua supremacia.Estas apresentações surgiram dos treinos restritos no dojô como forma de fortificar os golpes de marcialistas de diferentes artes marciais. O termo quebramento cujo nome nipônico é “ tameshiwari ” é realizado com as mãos vazias.
Nos últimos dois exames de graduação tivemos a apresentação de quebramentos com o diretor da B.M.A.T professor “ Sensei ” Marcio Machado que fundamentado nas respectivas técnicas quebrou 4 telhas francesas num único golpe “ Oi Seken Tzuki ” – soco direto com o punho em janeiro deste ano.
Recentemente houve uma sensacional mostra de tameshiwari onde Sensei Marcio inovou quebrando blocos de cimento com 10 centímetros de espessura com aproximadamente 4,5 quilos cada.
Utilizando partes do corpo como punho, cotovelo, mão e joelho ele quebrou os blocos um de cada vez diante do público que lotava o teatro do CEU – Cidade Dutra.
Atualmente Sensei Machado se prepara para no próximo festival marcial da Brazilian Martial Arts Team surpreender a todos com novos quebramentos de objetos sólidos.
Comentários