A trajetória do Sensei Marcio Machado nas artes marciais

Sensei Marcio Machado

Sensei Marcio Machado

É difícil nos dias contemporâneos estabelecer um critério para designar os preceitos para aquisição da titulação de Mestre em Artes Marciais, pois o mundo atual suplica por urgência atropelando a evolução natural do ser humano.A Brazilian Martial Arts Team (Time Brasileiro de Artes Marciais) entende que são necessários anos de experiência prática e muito estudo para que um ser humano atinja os patamares desta altiva cátedra marcial. Seria leviano endossar um marcialista sem as devidas competências morais e conceituais para representar as artes marciais na sua plenitude.

Sensei Marcio – Ac. Iron Master - 2006

Sensei Marcio – Ac. Iron Master – 2006

É fundamentado nestes alicerces éticos marciais que orgulhosamente a B.M.A.T. estará no mês de julho diplomando merecidamente Sensei Marcio Machado com a graduação de Faixa Preta – Quinto Dan ( 5º Dan ) na modalidade de Kickboxing intitulando-o como o primeiro Mestre da Brazilian Martial Arts Team.

É evidente que este reconhecimento se sucedeu após um crivo de análises considerando todo o trabalho desenvolvido pelo respeitado professor durante seus quase 30 anos de prática marcial onde 15 deles como faixa preta.

brazilianmartialartesteam2016_FOTO 05No que tange o Kick Boxing Sensei Marcio teve seu primeiro contato com a modalidade nos anos 80 mais precisamente em 1986 na academia Olímpico situada no bairro de Veleiros, na zona sul de São Paulo, onde treinava musculação e descompromissadamente colaborava como sparing de seus colegas lutadores.

Naquela ocasião a modalidade chamava-se Full Contact e acabará de chegar em solo brasileiro, e logo tornou-se febre nacional. A luta recém criada pelos americanos era bastante incisiva com golpes potentes e dolorosos, pois seu objetivo era solapar o oponente.

brazilianmartialartesteam_2008

Sensei Marcio – 2008

Nesta mesma época Marcio treinava Capoeira com Mestre Sá, porém seu primeiro contato com este esporte se deu nas ruas do bairro da Capela do Socorro quando era criança no final da década de 70, naquele tempo existia pouquíssimas academias e o aprendizado era ao ar livre nas praças.

Boxe também foi uma luta praticada pelo professor Marcio, colaborando para sua formação de lutador.

brazilianmartialartesteam2016_SENSEI MARCIO

Sensei Marcio – 2009 – Ac. Fitness Plus

Em 1996 conheceu Sensei Robson de Melo Medeiros – na época Faixa Preta 3º Dan, que o iniciou formalmente nas lutas. Sua vontade em aprender o fez contratar o experiente professor para lhe ensinar o Full Contact – Kick Boxing na sua academia localizada no bairro do Jardim Consórcio – SP. Obtendo aulas particulares todos os dias durante um ano somadas as aulas coletivas com outros praticantes Marcio foi lapidando suas habilidades técnicas até se tornar Faixa Preta em 2001 onde passou a ministrar aula em sua academia titulada Iron Master.

A partir daí não parou mais, passou a treinar arduamente com seus alunos, muitas vezes sozinho na calada da noite em busca de atingir seus objetivos como lutador.

Sensei Marcio – Praia Mongaguá - 2009

Sensei Marcio – Praia Mongaguá – 2009

Começou então a constituir singelamente sua equipe de lutas pensando num dia torna-la referência nas artes marciais.

Em 2003 recebeu a certificação de segundo Dan ( Nidan ) do presidente da F.B.K.K, lhe conferindo ainda mais responsabilidade.

No intuito de arrogar mais conhecimento adentrou a Universidade Bandeirantes no curso de Educação Física. Logo em seguida cursou na UniÍtalo fisioterapia, e prosseguiu seus estudos, fazendo quatro Pós Graduações na área da saúde, Treinamento Desportivo ( FMU ); Traumato-ortopédica ( UGF ); Treinamento Funcional ( Uni Estácio ) e outra totalmente direcionada aos esportes de combate, denominada Lutas e Artes Marciais: da pedagogia ao treinamento ( Uni Estácio ). Importante ressaltar que professor Marcio Alberto Machado é um dos poucos marcialistas brasileiros a deter esta titulação acadêmica.

Continuou treinando e se desenvolvendo no campo das lutas, pois conjuntamente ao Full Contact – Kick Boxing professor Marcio também lecionava Karatê-Do onde possuía a graduação de Faixa Preta. Praticava também nesta ocasião Capoeira Contemporânea com Mestre Biriba do Grupo Massapê. Vale destacar que também chegou a praticar durante um determinado tempo Taekwondo arte marcial coreana.

brazilianmartialartesteam_10955757_10204874529735460_2589052791741585867_n

Prof. Marcio – Pós Graduação em Lutas – 2015

No ano de 2007 foi promovido para 3º Dan, em virtude de sua enorme aplicação as lutas. Começou a ter seguidores que enxergavam no humilde professor um caminho para aprender a essência das artes marciais.

Marcio – á dir. Grupo Massapê Capoeira

Marcio – á dir. Grupo Massapê Capoeira

2008 nomeou sua equipe de lutas como Brazilian Martial Arts Team ( Time Brasileiro de Artes Marciais – B.M.A..T. ), e seu trabalho ganhou projeção estadual, pois seu conhecimento passou a ser transmitido em várias academias de São Paulo. Teve a incumbência de lecionar em nove instituições ao mesmo tempo, agregando inúmeros adeptos. Não mediu esforços para concretizar seu sonho de propagar as artes marciais.

A medida que a equipe crescia sentia necessidade de se desenvolver ainda mais, passou a pesquisar incansavelmente sobre lutas através de artigos científicos, livros, vídeos e outras fontes do saber. Seu acervo bibliográfico contém mais de 1.200 títulos.

brazilianmartialartesteam_75

Participou como discente de mais de 60 cursos preparatórios no campo da saúde, como: biomecânica, anatomia humana, bioenergética, fisiologia do exercício, reabilitação e lesões esportivas, nutrição, primeiros socorros, etc…e mais 12 totalmente direcionados aos esportes de combate.

Como docente Professor Marcio Machado  administrou mais de 21 cursos técnicos e seminários, escreveu inúmeras matérias esportivas e de artes marciais criando uma revista eletrônica de acesso gratuito com 16 exemplares publicados, ofereceu workshops grátis com temas relevantes ao desporto, orientou entusiasticamente seus alunos oferecendo embasamento para a formação deles, promoveu mais de 25 grandes eventos de exame de graduação e colação de grau marcial, foi árbitro de karatê por seis anos, competidor em artes marciais, lecionou lutas para mais de 1.500 alunos no decorrer de sua carreira marcial e pelo menos 5.000 na ciência da educação física.

brazilianmartialartesteam2016_Prof. Marcio Machado e seus filhos - Juliana e Marcinho

Prof. Marcio com seus filhos – Dez. 2008

Além disto ministrou mais de 35.000 horas/aula de artes marciais ao longo destes 15 anos de faixa preta.

É professor desportivo há 22 anos, onde abarcou muito aprendizado no transcorrer de sua atividade profissional.

brazilianmartialartesteam2016_DIPLOMANDO Valdir

Diplomando Valdir – 2009

Em dezembro de 2011 foi graduado com o quarto Dan ( Yondan ) na disciplina de Kick Boxing pela consagrada equipe B.M.A.T. lhe conferindo o dever de elevar as artes marciais no cenário nacional.

Mesmo com tanto trabalho realizado não parou, continuou se esforçando em prol dos esportes de luta, treinando seus discípulos com zelo e se empenhando para o máximo desenvolvimento deles.

É reconhecido como ícone na comunidade marcial tendo recebido homenagens por seus feitos como condutor da filosofia marcial. Dentre eles destaca o recebimento da Medalha Cinquentenária das Forças de Paz do Brasil em 2012, outorgada pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU.

Marcio - Aulão na Power Fitness - 2014

Marcio – Aulão na Power Fitness – 2014

Se concentrou no seu crescimento espiritual lendo e refletindo sobre as questões mundanas na tentativa de purificar sua alma, em busca da serenidade e no discernimento da existência do ser humano na sua globalidade.

Sensei Marcio – Aulão Especial – Oxy Fitness 2014

Sensei Marcio – Aulão Especial – Oxy Fitness 2014

Enfim, por tanto contribuir para as artes marciais a diretoria da Brazilian Martial Arts Team decidiu indicar em 2016 o Professor “ Sensei ” Marcio Machado como primeiro Mestre em Kick Boxing formado pela B.M.A.T. com a graduação de quinto Dan ( 5º Godan ) na classificação hierárquica de faixas estabelecida pelo regimento interno que vigora na presente data.

brazilianmartialartesteam2016_FOTO 02

Marcio Machado 15 anos de Faixa Preta

Compartilhe:

Equipe B.M.A.T

A Brazilian Martial Arts Team – B.M.A.T. é um centro formador e de intercâmbio sócio marcial que objetiva a união das várias modalidades de luta. Promovemos através da pratica marcial a fomentação de nossos marcialistas por intermédio de cursos, seminários, workshops, treinos especiais e outras formas de garantir o desenvolvimento nas artes marciais e no aperfeiçoamento humano. Visando expandir e compartilhar o conhecimento nas esferas das lutas, educação física, fisioterapia, filosofia e da cultura marcial, disponibilizamos através deste canal eletrônico um meio de apresentarmos nossos ideais e conhecimentos para que outros indivíduos possam intuir nossa humilde visão frente aos esportes de combate e dos alicerces que fundamentam a B.M.A.T. Sendo assim, convidamos todos os marcialistas independentemente da origem ou linhagem marcial a desfrutarem deste importante veículo de interação humana voltada aos conteúdo das artes marciais e dos esportes de combate.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. tio teco disse:

    Parabéns Marcio!Bela trajetória!Merecida graduação!
    Abraços e muito sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *