Artes marciais chinesas

Prof. Dr. Walter Correia

Prof. Dr. Walter Correia

A convite do Prof. Dr. Walter Correia, digníssimo Mestre de Ving Tsun docente em educação física e pedagogia pela Universidade de São Paulo, pude desfrutar durante o primeiro semestre de 2014 de uma extraordinária experiência marcial conjuntamente com os alunos do curso de graduação em desportos da USP.

Tentar resumir em algumas frases toda experiência adquirida nestes meses de prática com Ving Tsun é quase que impossível, porém tentarei explanar as mais relevantes.

Posso iniciar comentando sobre sua origem que diferentemente de outras artes marciais sua criação se atribuí a uma mulher, e talvez por isto haja uma leveza em seus gestos técnicos sem o emprego da força física que acaba refletindo em uma sintonia mais harmônica no contato entre os corpos.

Seguramente isto provém da sensibilidade e candidez presente no perfil feminino, características sublimes da progenitora da vida.

Os dispositivos utilizados acarretam um desenvolvimento marcial inigualável comparada com outras modalidades marciais, pois sugere que seu aproveitamento seja fundamentado no aprendizado individual de cada praticante.

Nova Imagem (5)Isto resulta em um amplo aperfeiçoamento, pois cada sujeito irá adequar seu Kung Fu de acordo com sua destreza.

Para a perfeita exercitação do Ving Tsun é necessário que se estabeleça uma total conexão do corpo e seu intelecto, para que ambos forneçam subsídios para sua eficiente prática.

Quando você estabelece está inteiração pessoal você se permite conhecer melhor, vindo à tona suas virtudes e deficiências.

Seu sistema propõe uma forte integração com outras pessoas, pois através destas experiências consegue-se ganhos substanciais na sua formação marcial.

Outro ponto importante a destacar é a espontaneidade e o dinamismo presente nos exercícios, gerando efeitos psicomotores positivos. Além de manobras gestuais, há uma imensa solicitação neurológica.

O Ving Tsun não se atém a movimentos predeterminados, cabendo ao seu praticante agir de acordo com as circunstâncias do momento, cuja ação deverá ser analisada, raciocinada e aplicada mediante sua estratégia no combate simbólico.

Todos estes conteúdos contribuíram significativamente no meu aprendizado marcial, pois foram capazes de nortear meus conceitos sobre as artes marciais. Ela possui características próprias e de preponderância estratégica, imprevisibilidade nas suas atuações, gestos tênues e eficientes nas defesas e contra ataques, deslocamentos sutis e acautelados, proteção total de agressões principalmente a órgãos vitais, utilização da linha central como meio de ataque como via mais rápida e curta para golpear o adversário.

As constantes interpelações sobre os temas das aulas promoveram momentos de discernimento entre os alunos, me aferiram ganhos de conhecimento pessoal mediante as experiências e percepção de outros colegas.

Considerações sobre a cultura chinesa também me fizeram pensar e apreciar ainda mais esta civilização milenar que reverencia seus ancestrais com afago e devoção.

Estes dispositivos refinaram minhas técnicas nas modalidades de artes marciais que pratico (Kick Boxing e Karatê-Do), porém os melhores proveitos certamente estão associados a estratégia de combate e aos valores humanos.

E por fim, jamais poderia deixar de mencionar a excepcional atuação do Prof. Dr. Walter Correia, Mestre em Ving Tsun, em transmitir com extrema simplicidade uma arte marcial complexa pela sua riqueza em valores culturais e técnicos, em mediar com maestria as opiniões de cada aluno, pela humildade que declama sua notável sabedoria, pelo respeito que trata as pessoas e por me convidar e permitir que eu pudesse compartilhar momentos de muito aprendizado e reflexão na esfera da vida.

Muito Obrigado…!!!!

Compartilhe:

Marcio Machado

Apaixonado por esportes iniciou sua prática esportiva muito jovem em meados da década de 80, praticou vários esportes quase todos eles de forma competitiva, pois sempre gostou de extrair o máximo de sua performance atlética. Isto o incitou para se dedicar aos estudos na área da saúde, formou-se na licenciatura em educação física na Uniban e bacharel pela UniÍtalo, graduou-se também em Fisioterapia pela mesma universidade. Deu prosseguimento no seu aprendizado cursando quatro Pós Graduações a primeira em Treinamento Desportivo (Uni-FMU); Traumato-ortopédica (Uni-Gama Filho), Lutas e Artes Marciais (Uni-Estácio) e Treinamento Funcional (Uni- Estácio), atualmente está cursando outra especialização Lato Sensu na Faculdades Metropolitanas Unidas em Atividade Física Adaptada e Saúde. Contínua ampliando seus conhecimentos através de outras fontes de saber como livros, artigos, cursos e pesquisas. Mediante a uma vida inteira dedicada à saúde e bem estar, leciona há décadas artes marciais em três modalidades de luta e prescreve treinamento personalizado para inúmeras pessoas. Também atua como fisioterapeuta em reabilitação física e desportiva. Seu objetivo é proporcionar através da atividade física uma melhor qualidade de vida aos seus clientes e alunos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *