Curso especial de Karatê

Dia 22 de maio de 2016 a Federação Brasileira de Karatê-Do e Kobu-Do presidida pelo Shihan Péricles Damiski Veiga realizou um curso específico de Karatê com o Grão Mestre nipônico Moritoshi Nakaema – 10º Dan no estilo Goju Ryu Okinawa.

Quatro gerações de karatê

Quatro gerações de karatê

Conjuntamente com outros grandes mestres ele foi pioneiro na introdução do Karatê no Brasil principalmente na estruturação e difusão da modalidade em solo paulista.

Shihan Nakaema iniciou o seminário com uma prática de Shihôidô ( 4 Direções ) e Hapôidô ( 8 Direções ) em Uke Godan, Empi Godan e Shutô Godan. Logo depois foi realizado o kata Naifanti – 1,2 e 3 ( Tekki ).

 

Grão Mestre Moritoshi e participantes do curso

Grão Mestre Moritoshi e participantes do curso

Porém o ponto mais alto do curso foi o relato da extraordinária experiência de Nakaema Sensei sobre sua trajetória no legítimo karatê de Okinawa sua cidade natal. Comentou sobre a genealogia dos três estilos que antecederam o Karatê moderno – Shuri-Tê, Naha-Tê e Tomari-Tê numa abordagem que remete desde 1800 até o ano de 2010.

 

 

 

edit_curso-especial-karate-4

Shihan Nakaema – Década 90

Falou também sobre a propagação do karatê no Brasil através dos consagrados Mestres de artes marciais Shukumine, Akamine e ele próprio. Foi aluno direto de Hanshi Shikan Akamine que foi fundador da Associação Brasileira de Karatê – ABK em 1960, onde Sr. Nakaema teve uma considerável participação, adquiriu a Faixa Preta ( Yudansha ) em 1959 e desde então colabora imensamente para o desenvolvimento do Okinawa Karatê.

Importante ressaltar que Shihan Moritoshi Nakaema é professor no Esporte Clube Banespa desde o ano de 1980, tendo formado inúmeros faixas pretas, após sua longa jornada pela luta Okinawense criou seu próprio estilo de karatê unindo as três vertentes da modalidade. Seu estilo foi denominado Sankakuiti-Ryu onde agrega toda a vivência do ilustre mestre nas artes marciais.

Apesar dos poucos envolvidos no curso, àqueles que compareceram puderam de deleitar dos valiosos conhecimentos do grandiosos mestres nos seus quase 80 anos de idade.

Sensei Marcio visita seu antigo Dojô de Karatê

Sensei Marcio visita seu antigo Dojô de Karatê

Sensei Marcio Machado, diretor e fundador da B.M.A.T. compareceu e aproveitou para aprender sobre a história hermética do karatê mundial, além de revisitar seu antigo dojô de treino a reservada Shoreikan de propriedade de Mestre Péricles Veiga na qual Professor Marcio Alberto Machado é muito grato pelos ensinamentos enquanto treinou por 7 anos aproximadamente.

edit_curso-especial-karate-2

Dojô Shoreikan – Mestre Péricles Damiski Veiga

Esperamos que outras oportunidades surjam e que tanto Shihan Nakaema como Péricles possam nos agraciar com seus preciosos conhecimentos marciais para que outras gerações desfrutem e semeiem as artes marciais nas suas raízes mais longínquas.

Compartilhe:

Marcio Machado

Apaixonado por esportes iniciou sua prática esportiva muito jovem em meados da década de 80, praticou vários esportes quase todos eles de forma competitiva, pois sempre gostou de extrair o máximo de sua performance atlética. Isto o incitou para se dedicar aos estudos na área da saúde, formou-se na licenciatura em educação física na Uniban e bacharel pela UniÍtalo, graduou-se também em Fisioterapia pela mesma universidade. Deu prosseguimento no seu aprendizado cursando quatro Pós Graduações a primeira em Treinamento Desportivo (Uni-FMU); Traumato-ortopédica (Uni-Gama Filho), Lutas e Artes Marciais (Uni-Estácio) e Treinamento Funcional (Uni- Estácio), atualmente está cursando outra especialização Lato Sensu na Faculdades Metropolitanas Unidas em Atividade Física Adaptada e Saúde. Contínua ampliando seus conhecimentos através de outras fontes de saber como livros, artigos, cursos e pesquisas. Mediante a uma vida inteira dedicada à saúde e bem estar, leciona há décadas artes marciais em três modalidades de luta e prescreve treinamento personalizado para inúmeras pessoas. Também atua como fisioterapeuta em reabilitação física e desportiva. Seu objetivo é proporcionar através da atividade física uma melhor qualidade de vida aos seus clientes e alunos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *