Esporte e professores

Costumeiramente escutamos governos e sociedade dizer que o esporte é capaz de gerar inúmeras mudanças salubres e comportamentais em crianças, jovens, adultos, idosos e principalmente em pessoas corrompidas pelas drogas ou por atos infratores.

Nova Imagem (24)Não acho que o esporte isoladamente possui tamanho poder para produzir tais efeitos benéficos em um indivíduo. Atribuir as glórias de um resultado positivo de salvação humana a um sistema de regras, cujos elementos materiais são vinculados a ações locomotoras de um corpo em movimento seria muito pretensioso.

Quando um candidato debuta em uma determinada modalidade esportiva quase sempre, traz consigo conceitos, objetivos e realizações que muitas vezes não correspondem à realidade nas mesmas proporções que se sonha.

Nova Imagem (25)Considerando ainda que o esporte é apenas uma ferramenta de trabalho a serviço de uma causa social inclusiva, com diferentes possibilidades de aproveitamento, é imérito excluir o verdadeiro protagonista e responsável pelas metamorfoses que o esporte proporciona ao seu praticante.

Mesmo com todas as habilidades virtuosas intrínsecas do ser humano elas não seriam autossuficientes para um indivíduo qualquer gerenciar os programas que podem proporcionar os ganhos esperados com as atividades esportivas.

É necessário que esta pessoa possua estudos específicos na área da educação física e adjacências para valer-se do esporte como um instrumento de cidadania cultural esportiva.

Com estes componentes e afeto o profissional poderá oferecer amplas e diversas probabilidades de emprego do esporte de acordo com seu público alvo e objetivos.

Pois, o esporte de lazer ou competitivo necessita essencialmente de um condutor altivo de suas qualidades provedoras de saúde, alegria e inclusão social.

Da mesma forma que o formão não é capaz de esculpir uma obra de arte sem a intervenção de um artesão, o esporte não será competente o suficiente para reger com mestria os efeitos saudáveis de sua prática sem o gerenciamento de um profissional de educação física.

Compartilhe:

Marcio Machado

Apaixonado por esportes iniciou sua prática esportiva muito jovem em meados da década de 80, praticou vários esportes quase todos eles de forma competitiva, pois sempre gostou de extrair o máximo de sua performance atlética. Isto o incitou para se dedicar aos estudos na área da saúde, formou-se na licenciatura em educação física na Uniban e bacharel pela UniÍtalo, graduou-se também em Fisioterapia pela mesma universidade. Deu prosseguimento no seu aprendizado cursando quatro Pós Graduações a primeira em Treinamento Desportivo (Uni-FMU); Traumato-ortopédica (Uni-Gama Filho), Lutas e Artes Marciais (Uni-Estácio) e Treinamento Funcional (Uni- Estácio), atualmente está cursando outra especialização Lato Sensu na Faculdades Metropolitanas Unidas em Atividade Física Adaptada e Saúde. Contínua ampliando seus conhecimentos através de outras fontes de saber como livros, artigos, cursos e pesquisas. Mediante a uma vida inteira dedicada à saúde e bem estar, leciona há décadas artes marciais em três modalidades de luta e prescreve treinamento personalizado para inúmeras pessoas. Também atua como fisioterapeuta em reabilitação física e desportiva. Seu objetivo é proporcionar através da atividade física uma melhor qualidade de vida aos seus clientes e alunos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *