No longínquo caminho do mestrado
As artes marciais são consideradas um meio de promover o enriquecimento humano, através de sua pratica sistematizada de exercícios físicos, cuja associação com preceitos filosóficos lhe confere valores de cidadania.
Trilhando seu destino nas artes marciais o professor “ Sensei ” Marcio Machado vem se aplicando infatigavelmente nos seus treinos e estudos afim de adquirir os conhecimentos que podem lhe conferir em dezembro de 2015 a almejada e respeitosa graduação de mestre em artes marciais.
Para tanto, está debruçado na leitura de vários livros de artes marciais, da cultura oriental, sociologia, filosofia, budismo, xintoísmo e de autoajuda adicionados a pesquisas de artigos na internet com o objetivo de obter todas as informações possíveis que acercam as modalidades de luta.
Outra fonte de instrução são os materiais audiovisuais adquiridos no restrito mercado marcial, pois sua grande maioria são produtos importados. Atualmente Sensei Marcio possui aproximadamente 200 dvds e mais de 270 vídeos compactos em sua videoteca pessoal.
Também procura conversar com outros professores e mestres inclusive de outras modalidades de luta, para fortificar seus conhecimentos.
Mesmo sendo formado em educação física e fisioterapia, tendo feito duas pós-graduações sendo uma delas voltada ao treinamento desportivo com abordagens em competições e faixa preta há 12 anos, Sensei Marcio iniciou uma nova jornada estudantil com outra pós-graduação em Lutas e Artes Marciais pela Universidade Gama Filho.
O estudo universitário específico nos esportes de luta certamente vão lhe conceder conhecimentos preciosos para atingir o patamar que aspira. Por se tratar de um curso novo, ele será uma das poucas pessoas no presente momento a possuir esta alcunha profissional.
Nos dias atuais torna-se imprescindível o conhecimento científico associado ao empírico na formação do verdadeiro marcialista.
Embora a prática física marcial séria leve a magistratura do “ Budo ” – Caminho do Guerreiro, ela jamais será completa se não houver o envolvimento espiritual na gênese intelectual do marcialista.
Portanto torna-se concebível que para ser Mestre o sujeito tenha uma técnica marcial aprimorada, conhecimentos teóricos acentuados, ampla vivência nas artes marciais, e acima disto, ter a perfeita compreensão do ser humano na sua real essência frente a sua existência no mundo. Isto inclui ter condutas irrepreensíveis, estar inerte a invejas e desavenças, pregar atos de cidadania e ajuda ao próximo, buscando sempre evoluir humildemente no caminho da sabedoria suprema.
Comentários