Nobres virtudes de um mestre das artes marciais

Nova Imagem (22)No transcorrer de seu aprendizado o marcialista passa por diversos estágios que no transcurso do tempo vão lhe conferindo experiências nas mais variadas áreas do conhecimento humano.

Este percurso rumo a sabedoria é conhecido nas artes marciais japonesas pela denominação de        “ Do ” que tem como significado “ caminho ”.

Enveredar por esta estrada exige muita dedicação e modéstia, pois se abster de algumas tentações deste mundano atual, não é algo tão fácil para classe humana contemporânea.

Nova Imagem (23)Por causa disto pouquíssimos praticantes conseguem evoluir a ponto de agregar as qualidades e os aforismos de um verdadeiro marcialista, e somente após décadas de treino, estudos e muita reflexão alguns atingem o ápice do mestrado em artes marciais.

Somente o conhecimento prático e teórico não consolida um mestre, ele deverá se submeter a um rito de purificação se desvencilhando gradualmente das improbidades de outrem.

Para que isto sobrevenha algumas atitudes precisam ser incorporadas no íntimo do artista marcial e devem ser empregadas habitual -mente em seu dia-a-dia.

Nova Imagem (24)Educação e respeito ao próximo são quesitos fundamentais e necessitam ser perpetrados com cortesia e vivacidade.

Transmitir seus ensinamentos com afeição e responsabilidade é dever do professor que tem princípios e valores éticos presente no seu caráter.

Nova Imagem (25)Mesmo com estes predicados um mestre deverá manter-se discreto frente aos seus alunos e a população geral, sem gloriar-se de seus relevantes atributos, não cabendo a ele exibir seus dotes desnecessariamente apenas pelo deleite de seu mero egocentrismo.

Compartilhe:

Marcio Machado

Apaixonado por esportes iniciou sua prática esportiva muito jovem em meados da década de 80, praticou vários esportes quase todos eles de forma competitiva, pois sempre gostou de extrair o máximo de sua performance atlética. Isto o incitou para se dedicar aos estudos na área da saúde, formou-se na licenciatura em educação física na Uniban e bacharel pela UniÍtalo, graduou-se também em Fisioterapia pela mesma universidade. Deu prosseguimento no seu aprendizado cursando quatro Pós Graduações a primeira em Treinamento Desportivo (Uni-FMU); Traumato-ortopédica (Uni-Gama Filho), Lutas e Artes Marciais (Uni-Estácio) e Treinamento Funcional (Uni- Estácio), atualmente está cursando outra especialização Lato Sensu na Faculdades Metropolitanas Unidas em Atividade Física Adaptada e Saúde. Contínua ampliando seus conhecimentos através de outras fontes de saber como livros, artigos, cursos e pesquisas. Mediante a uma vida inteira dedicada à saúde e bem estar, leciona há décadas artes marciais em três modalidades de luta e prescreve treinamento personalizado para inúmeras pessoas. Também atua como fisioterapeuta em reabilitação física e desportiva. Seu objetivo é proporcionar através da atividade física uma melhor qualidade de vida aos seus clientes e alunos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *