O desígnio de uma faixa preta

Muitos almejam conquistar a sonhada “ Faixa Preta ”, pois acreditam que possuí-la lhe conferirão status e respeito absoluto na comunidade marcial.

Nova Imagem (44)O fato de pensar desta maneira já é um forte indício que esta pessoa pouco sabe sobre as incumbências que tangem o detentor desta imponente graduação. Ainda mais nos dias atuais onde o comércio de faixas por entidades e professores são cada vez maiores. É inaceitável que praticantes com pouco tempo de treino adquiram a respectiva graduação sem o devido desenvolvimento pessoal nas artes marciais.

Percorrer todas as etapas estipuladas no processo de aprendizagem marcial garantirá ao praticante sua plena formação sem o pretenciosismo soberbo de sua ignorância ambiciosa. É um erro desejar algo apenas pela grandeza da representatividade que isto possa ter, temos que nos dedicar em nossas conquistas pela causa e paixão que nos move a sua obtenção.

Nova Imagem (45)O Faixa Preta sem alicerce inevitavelmente cometerá erros na sua trajetória como marcialista, pois este não foi devidamente preparado para assumir as responsabilidades inerentes ao cargo que lhe foi conferido.

A possibilidade dele se tornar um sujeito prepotente e egocêntrico será enorme, porque ele foi induzido a acreditar que sua cobiça está acima de sua capacidade.

Quanto mais orientado e preparado for o candidato a Faixa Preta maior será sua proficiência para exercer o ofício da nobre graduação com todas as suas missões e deveres.

Quando o aluno se gradua nas artes marciais carrega consigo a responsabilidade de bem representar a comunidade marcial.Nova Imagem (46)

Ele deverá ser fiel aos princípios ético marciais, lecionar com prudência, promover o conhecimento alheio, propagar o bem e a cortesia, transmitir técnicas de luta com sensatez e disseminar as artes marciais.

Nova Imagem (47)Sua evolução como Faixa Preta deverá acontecer gradualmente de acordo com seu desenvolvimento técnico e mediante sua colaboração ás artes marciais. Esta contribuição terá que ser vasta e permanente, sem interesse pessoal ou financeiro.

Para colaborar o Faixa Preta ( Yudansha ) precisará prestar inúmeros serviços a sua modalidade marcial divulgando sua origem, filosofia e seus benefícios. Ajudar seus colegas marciais e estabelecer vínculos de companheirismo com eles.

Nova Imagem (48)Afinal, ser “ Faixa Preta ” não é ostentar um pano envolto na cintura com a cor negra, é estabelecer uma relação íntima e direta com as artes marciais em todos os seus âmbitos, é vivenciar sua doutrina diariamente com veemência, é incorporar sua docência com modéstia e perícia, é cumprir seu desígnio com a máxima idoneidade…..SER FAIXA PRETA É SAGRAR SUA ARTE MARCIAL…!!!

Compartilhe:

Marcio Machado

Apaixonado por esportes iniciou sua prática esportiva muito jovem em meados da década de 80, praticou vários esportes quase todos eles de forma competitiva, pois sempre gostou de extrair o máximo de sua performance atlética. Isto o incitou para se dedicar aos estudos na área da saúde, formou-se na licenciatura em educação física na Uniban e bacharel pela UniÍtalo, graduou-se também em Fisioterapia pela mesma universidade. Deu prosseguimento no seu aprendizado cursando quatro Pós Graduações a primeira em Treinamento Desportivo (Uni-FMU); Traumato-ortopédica (Uni-Gama Filho), Lutas e Artes Marciais (Uni-Estácio) e Treinamento Funcional (Uni- Estácio), atualmente está cursando outra especialização Lato Sensu na Faculdades Metropolitanas Unidas em Atividade Física Adaptada e Saúde. Contínua ampliando seus conhecimentos através de outras fontes de saber como livros, artigos, cursos e pesquisas. Mediante a uma vida inteira dedicada à saúde e bem estar, leciona há décadas artes marciais em três modalidades de luta e prescreve treinamento personalizado para inúmeras pessoas. Também atua como fisioterapeuta em reabilitação física e desportiva. Seu objetivo é proporcionar através da atividade física uma melhor qualidade de vida aos seus clientes e alunos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *