Saudações nas artes marciais

Segundo os princípios éticos incorporados a todas artes marciais, principalmente as de origem oriental, a saudação representa muito mais que o simples gesto de cumprimentar uma pessoa. Trata-se de uma forma de estabelecer um relacionamento fundamentado na confiança mútua, sinceridade e na compreensão e acatamento pelos sentimentos dos outros, demonstrando o seu próprio respeito. Somente aqueles que entendem a sagacidade de seu sentido, conseguem atingir os mais altos níveis de competência na vida.

No contexto social, é uma maneira de instituir a harmonia entre as pessoas, colaborando para a formação de uma sociedade mais educada e melhor.

Rei ( Cumprimento ) é sobretudo o anseio de respeitar a dignidade humana e de manifestar este respeito. É uma das formas de cultivar o relacionamento entre os indivíduos.

O cumprimento ( Rei ) não é somente tradição cultural, é a concepção milenar de demonstrar disciplina e respeito.

Na prática, Rei é a formalidade entre duas ou mais pessoas, as quais, ao encontrarem-se, trocam entre si, o seu respeito, a sua confiança.

O “Reigui” ( Saudação ) nas artes marciais faz parte de todo dojô que prima pelo respeito e princípios éticos instituídos pelos grandes mestres marciais.

Existem basicamente dois métodos de reigui, em pé denominado “Ritsu Rei” e sentado chamado “Za Rei”, ambos representam nitidamente estes conceitos.

Os marcialistas mais experientes levam muito a séria esta saudação, pois já provou seus efeitos positivo, sabe da importância deste ato tão simplório, porém muito cortês.

A sociedade contemporânea escrava de suas atribuições diárias, na cobiça por status social, na individualidade de suas atitudes e refém de seu ego egoísta, não é capaz de ver as pessoas que estão ao seu redor e congratulá-las com sua simpatia e respeito. Talvez um dia a comunidade ocidental aprenda os propósitos destes princípios humanísticos e seja capaz de viver num mundo com menos violência, respeitando seu semelhante.

Compartilhe:

Marcio Machado

Apaixonado por esportes iniciou sua prática esportiva muito jovem em meados da década de 80, praticou vários esportes quase todos eles de forma competitiva, pois sempre gostou de extrair o máximo de sua performance atlética. Isto o incitou para se dedicar aos estudos na área da saúde, formou-se na licenciatura em educação física na Uniban e bacharel pela UniÍtalo, graduou-se também em Fisioterapia pela mesma universidade. Deu prosseguimento no seu aprendizado cursando quatro Pós Graduações a primeira em Treinamento Desportivo (Uni-FMU); Traumato-ortopédica (Uni-Gama Filho), Lutas e Artes Marciais (Uni-Estácio) e Treinamento Funcional (Uni- Estácio), atualmente está cursando outra especialização Lato Sensu na Faculdades Metropolitanas Unidas em Atividade Física Adaptada e Saúde. Contínua ampliando seus conhecimentos através de outras fontes de saber como livros, artigos, cursos e pesquisas. Mediante a uma vida inteira dedicada à saúde e bem estar, leciona há décadas artes marciais em três modalidades de luta e prescreve treinamento personalizado para inúmeras pessoas. Também atua como fisioterapeuta em reabilitação física e desportiva. Seu objetivo é proporcionar através da atividade física uma melhor qualidade de vida aos seus clientes e alunos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *