Treinamento inovador de artes marciais

Considerando-se a expansibilidade das artes marciais nos últimos anos e conseqüentemente o acréscimo do número de praticantes nas modalidades esportivas de luta, muitas metodologias de treino vêm sendo aplicadas visando à melhoria técnica destes combatentes.Nova Imagem (7)

Um exemplo deste acontecimento é o treinamento funcional, que combina os gestos esportivos de luta com movimentos naturais do próprio corpo. Este sistema de treino em plena evidência nas academias e tema de filme como o “ Quebrando Regras ” têm demonstrado significativos resultados.Nova Imagem (8)

O que se tornou evidência nos últimos meses nas academias já era aplicado pelo professor Marcio Machado há pelo menos 8 anos atrás com seus alunos de luta. Inspirado pelo pioneirismo novamente Sensei Marcio inova introduzindo os benefícios da propriocepção nos treinamentos de seus discípulos de artes marciais.Nova Imagem (9)

Fruto de uma oportunidade acadêmica, oito alunos da B.M.A.T foram convidados a participar dos estudos científicos do professor Marcio com a ajuda de outros dois colegas da faculdade de fisioterapia, para avaliar os benefícios do treinamento proprioceptivo em praticantes de artes marciais.

 Durante 90 dias estes alunos se submeteram a prática de exercícios proprioceptivos de diferentes níveis realizados em um circuito de treinamento composto por oito estações. Foi coletado dado iniciais e final para se verificar as melhoras nas capacidades físicas de força, agilidade, equilíbrio estático e dinâmico.

Pôde-se concluir ao final desta pesquisa e após a análise dos resultados que houve um aumento estatisticamente significativo no equilíbrio estático em apoio unipodal em ambos os membros inferiores, produzindo mais equilíbrio e conseqüentemente maior estabilidade corporal, contribuindo para uma base plantar mais sólida e estável.

Promoveu o incremento na resistência de força abdominal e membros superiores favorecendo o praticante durante seu treino marcial, por conseguir realizar uma maior quantidade de movimentos duradouros nos fundamentos técnicos que exigem desta musculatura.

Mesmo tênue originou pequenas mudanças na agilidade dos voluntários, que tranqüilamente irão se utilizar deste melhoramento em seus deslocamentos multidirecionais nos combates.Nova Imagem (16)

Em suma o treino proprioceptivo atingiu os objetivos propostos, pois conseguiu produzir alterações suplementares na habilidade motora dos marcialistas cujo reflexo irá repercutir na destreza dos movimentos técnicos condizentes as suas modalidades de luta.

Sensei Marcio agradece os alunos: Alexandre Neves, Almir Nunes, Anderson Sousa, Eduardo Feliciano, Júnior Cardoso, Júnior Savela, Kassiano Alcantara e Solange Caris por se disporem aos treinos semanais; aos colegas fisioterapeutas: Gontran Agreda e Willian Crivilari e a coordenadora do curso de fisioterapia da Universidade Ítalo Brasileira Ana Carolina pelo suporte técnico na estatística dos resultados do treino proprioceptivo.Nova Imagem (17)

O professor Marcio Machado continuará na busca por novos métodos de treinamento, diferenciando e criando outros mecanismos de melhoria técnica e incremento da aptidão física favorecendo os marcialistas da Brazilian Martial Arts Team.Nova Imagem (18)

Compartilhe:

Equipe B.M.A.T

A Brazilian Martial Arts Team – B.M.A.T. é um centro formador e de intercâmbio sócio marcial que objetiva a união das várias modalidades de luta. Promovemos através da pratica marcial a fomentação de nossos marcialistas por intermédio de cursos, seminários, workshops, treinos especiais e outras formas de garantir o desenvolvimento nas artes marciais e no aperfeiçoamento humano. Visando expandir e compartilhar o conhecimento nas esferas das lutas, educação física, fisioterapia, filosofia e da cultura marcial, disponibilizamos através deste canal eletrônico um meio de apresentarmos nossos ideais e conhecimentos para que outros indivíduos possam intuir nossa humilde visão frente aos esportes de combate e dos alicerces que fundamentam a B.M.A.T. Sendo assim, convidamos todos os marcialistas independentemente da origem ou linhagem marcial a desfrutarem deste importante veículo de interação humana voltada aos conteúdo das artes marciais e dos esportes de combate.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *